A História do Logotipo da Unicamp

Idealizado pelo Prof. Zeferino Vaz e criado pelo artista plástico Max Schiefer e pelo arquiteto João Carlos Bross, na década de 70, o logotipo da UNICAMP foi desenhado a partir do Plano Diretor da universidade, e o significado é o conhecimento numa forma amorfa e sem contorno.

A bola branca, dentro das treze listras que representam a bandeira paulista, é o símbolo da unidade, grande ponto de encontro de pessoal e principalmente do conhecimento humano, simbolizado pelas três circunferências vermelhas: Ciências, Exatas e Humanidades. Atuando em conjunto, essas três áreas do conhecimento irradiam-se para a coletividade, cumprindo as três funções da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão.

 




"Universidade: palavra derivada da expressão grega uni-versitas, ou seja unidade na versatilidade, ou, ainda, unidade na universatilidade dos conhecimentos humanos. Sempre unidade, um só organismo com a função básica de transmitir, gerar e aplicar conhecimentos, e sempre no encalço do objetivo maior e também razão de ser da imprescindível unidade: o bem estar físico, espiritual e social do homem."

Fonte: Logotipo UNICAMP

Leia mais sobre a história de Zeferino Vaz.