Os 35 anos da Unicamp.

A Intervenção

Comunicado Oficial (versão resumida)

“A Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, objetivando esclarecer fatos, de que a Comunidade Universitária, e a população em geral, tomaram conhecimento pelo noticiário dos meios de comunicação, sente a necessidade de fazer este Comunicado para bem distingüí-los:

a)de um lado, em cumprimento à deliberação do Egrégio Conselho Estadual de Educação, intérprete oficial, para o Sistema Estadual de Ensino, das disposições legais e regulamentares da Educação, dispensou da função de Diretor das Unidades Universitárias os professores não concursados como Titulares, ou, nessa condição, não estabilizados pela Constituição Federal de 1967.

b)A dispensa das funções de Direção não prejudica as atividades normais de ensino e pesquisa.

c)De outro lado, um pequeno grupo, conquistando a Direção da Associação dos Servidores da Universidade Estadual de Campinas (ASSUC), entendeu conturbar a Comunidade Universitária, com sucessivos movimentos grevistas, a pretexto de reivindicações há muito equacionadas, e algumas já resolvidas, adulterando o sentido de inúmeros diálogos mantidos com a Administração Central, evidenciando, assim ser seu único propósito intranqüilizar o ambiente universitário. A esses
servidores, a Administração, sem outra alternativa, aplicou a penalidade de dispensa por justa causa, prevista na Lei.

d)A ampliação da representação estudantil nos órgãos colegiados da Universidade depende ainda, nos ternos da legislação federal da aprovação do Conselho Estadual de Educação de modificações a serem neste sentido introduzidas no Estatuto e no Regimento Geral, modificações estas que deverão ser baixadas por Decreto.

Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, 21 de outubro de 1981.